Fim do suporte do SQL Server 2008 e do Windows Server 2008

É incrível o quanto e quão rapidamente a tecnologia evolui. A tecnologia de servidores da Microsoft não é exceção. Entramos no ciclo de lançamento de 2008 com uma mudança da computação de 32 bits para 64 bits, os primórdios da virtualização de servidores. Uma década depois e nos encontramos em uma era completa de computação em nuvem híbrida com inovações empolgantes em dados, inteligência artificial e muito mais.

O fim do suporte está se aproximando rapidamente para esses lançamentos de 2008:

  • O suporte estendido para o SQL Server 2008 e 2008 R2 terminará em 9 de julho de 2019.

  • O suporte estendido para o Windows Server 2008 e 2008 R2 terminará em 14 de janeiro de 2020.

Fim do suporte significa o fim de atualizações de segurança regulares. Com os ataques cibernéticos se tornando mais sofisticados e frequentes, a execução de aplicativos e dados em versões sem suporte pode criar riscos significativos de segurança e conformidade. A família de produtos de 2008 foi excelente para o seu tempo, mas recomendamos que você atualize para as versões mais atuais para obter melhor desempenho, eficiência e atualizações regulares de segurança.

O fim do próximo marco de suporte é uma ótima oportunidade para transformar seus aplicativos e infraestrutura para aproveitar a computação em nuvem e as versões mais recentes do SQL Server e do Windows Server.

Temos o prazer de compartilhar novas opções e ferramentas para ajudar você a gerenciar essa transição para levar sua organização até a próxima década.

Migrar para o Azure, obter atualizações de segurança estendidas gratuitas

O fim do suporte é o momento ideal para transformar sua propriedade de TI com a nuvem. Mas sabemos que pode ser difícil atualizar tudo antes do final do cronograma de suporte. Para atender a essa necessidade, temos o prazer de anunciar que as Atualizações Estendidas de Segurança estarão disponíveis gratuitamente no Azure para as versões 2008 e 2008 R2 do SQL Server e Windows Server para ajudar a proteger suas cargas de trabalho por mais três anos após o término do prazo de suporte. Você pode hospedar novamente essas cargas de trabalho no Azure sem nenhuma alteração no código do aplicativo. Isso dá a você mais tempo para planejar seu caminho futuro, incluindo a atualização para versões mais recentes, como o SQL Server 2017 ou o Windows Server 2016, e o uso do rico conjunto de serviços de plataforma e dados disponíveis no Azure.

Você também pode mover suas implantações do SQL Server 2008 e 2008 R2 sem nenhuma alteração no código do aplicativo e quase sem tempo de inatividade para a Instância Gerenciada do Banco de Dados SQL do Azure. É uma solução de banco de dados como serviço totalmente gerenciada com SLAs líderes do setor e não exige atualizações futuras. A Instância Gerenciada do Banco de Dados SQL do Azure geralmente estará disponível no início do quarto trimestre deste ano.

Você pode usar as licenças existentes e o Benefício Híbrido do Azure ao migrar os ambientes do SQL Server e do Windows Server para as Máquinas Virtuais do Azure ou para a Instância Gerenciada do Banco de Dados SQL do Azure. Com esse benefício, os clientes com Software Assurance economizam até 55% no custo de execução do SQL Server e do Windows Server no Azure.

Atualize ambientes locais e permaneça protegido

Para aplicativos e dados que você deseja manter em execução no local, recomendamos atualizar para a versão mais recente do SQL Server e do Windows Server para obter a segurança mais forte e a inovação mais recente. O SQL Server 2017 e o Windows Server 2019 são o novo padrão de desempenho e eficiência, e ambos incluem recursos de segurança integrados para ajudá-lo a fortalecer sua plataforma. Agora também é hora de considerar a atualização da sua infraestrutura de servidores. Os servidores de hoje e as soluções hiperconvergentes podem fornecer recursos de segurança importantes, bem como aumentos drásticos no desempenho e na eficiência de custos. Os nós oferecemos uma variedade de soluções Windows Server Software Defined para atender às suas necessidades no datacenter. Ou considere o Azure Stack para obter uma solução de nuvem híbrida consistente.

Para servidores locais que precisam de mais tempo para atualizar, você poderá adquirir Atualizações de segurança estendidas por mais três anos. Essa opção está disponível para clientes com licenças de Software Assurance ou Assinatura sob um registro do Enterprise Agreement e pode ser adquirida anualmente para cobrir apenas os servidores que exigem as atualizações. É uma ótima opção continuar recebendo atualizações de segurança enquanto você atualiza ou migra para o Azure.

Perguntas frequentes

O que significa o Fim do Suporte para as versões 2008 e 2008 R2 do SQL Server e do Windows Server?

A Política de Ciclo de Vida da Microsoft oferece 10 anos de suporte (5 anos de Suporte Básico e 5 anos de Suporte Estendido) para as versões 2008 e 2008 R2 do SQL Server e Windows Server. De acordo com a política, após o término do período do Suporte Estendido, não haverá patches ou atualizações de segurança, que podem causar riscos à segurança. Saiba mais na página Política do Ciclo de Vida da Microsoft .

Qual é o preço das Atualizações de segurança estendidas? 

  • No Azure : os clientes que executam as versões 2008 ou 2008 R2 do SQL Server e do Windows Server nas máquinas virtuais do Azure receberão gratuitamente as Atualizações de Segurança Estendidas.

  • No local : os clientes com licenças de assinatura ou de Software Assurance ativas podem adquirir Atualizações de segurança estendidas anualmente para 75% do custo total da licença da versão mais recente do SQL Server ou do Windows Server. Os clientes pagam somente pelos servidores que precisam cobrir, para que possam reduzir os custos a cada ano à medida que atualizam partes de seu ambiente.