Restringindo o Ransomware com os Serviços de TI Gerenciados

O WannaCry é o ransomware que colocou boa parte do mundo (incluindo o Brasil) em um caos enorme, paralisando grandes órgãos, como o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o TJSP, o INSS e muitos outros, afetando principalmente a Europa no começo do dia. Foi o infame ataque de ransomware Wanna Cry que fez as pessoas se sentarem e notarem. Não porque foi o primeiro de seu tipo, mas porque impactou pessoas de todas as idades e de todas as esferas da vida em todo o mundo.

Ao desencadear falhas e desligar os sistemas de computador e os sistemas telefônicos de hospitais, governos e universidades, os hackers conseguiram manter ativos de dados, informações e até mesmo a vida das pessoas para resgatá-los. O ransomware, portanto, é uma ameaça crescente à cibersegurança, já que não apenas criptografa os dados (causando tempo de inatividade), mas também exige resgate por restaurar o acesso aos dados (e o acesso é negado após o pagamento, pois os dados são irrevogavelmente danificados ou apagados) .

Custando mais de US $ 100 milhões, o Wanna Cry foi um dos piores ciberataques. A frequência e a severidade dos ataques de ransomware são comprovadas pela Cybersecurity Ventures com suas previsões de que até o final de 2019 haverá um ataque de ransomware às empresas a cada 14 segundos e os custos globais de danos relacionados a ataques de ransomware atingirão US $ 11,5 bilhões por ano.

Impacto do Ransomware

O Ransomware se apresenta como um software ou e-mail legítimo e confiável e na ausência de uma defesa robusta de segurança cibernética, pode ter sérias implicações como:

  • Perda de reputação do negócio ou organização
  • Quebra de confiança e confiança do cliente / cliente
  • Grande risco para PCs, laptops e dispositivos móveis, como smartphones, tablets e iPads
  • Ameaça enorme para dispositivos IoT, como sensores, TVs inteligentes, brinquedos, medidores inteligentes, sistemas de segurança comercial e assim por diante
  • Infecta máquinas Windows, Mac, Linux
  • Criptografa backups, bancos de dados e unidades de disco não mapeadas
  • Perda permanente de dados
  • Tempo de inatividade não programado
  • Custos de serviços profissionais para quebrar o malware
  • Implicações legais em relação à divulgação regulamentar

Atenuando Riscos Ransomware

Com o ransomware representando enormes ameaças à credibilidade, permanência e estabilidade de qualquer empresa ou organização, a Vexun Soluções Inteligentes como provedor de serviços gerenciados de TI, oferecemos soluções abrangentes e sofisticadas de segurança cibernética, para ajudar a mitigar os riscos impostos pelo resgate. Na criação não apenas de estratégias robustas para evitar ameaças de ransomware, mas também planos de remediação eficazes para garantir a recuperação e continuidade dos negócios após um ataque mal-intencionado.